Como descobrir dados de uma empresa pelo CNPJ? Entenda

Quando uma organização adquire um novo parceiro comercial, a primeira pergunta feita é como descobrir dados de uma empresa pelo CNPJ.

Essa é uma forma de identificar que o novo parceiro comercial tenha uma boa índole e condições de oferecer uma parceria segura e de sucesso para a empresa.

Vale destacar que a consulta de dados precisa envolver não só o histórico financeiro da organização, mas também outras informações que são necessárias.

E com o avanço da tecnologia ficou mais fácil de encontrar dados sobre empresas na internet. Para saber como você pode fazer pesquisas pelo CNPJ online continue a leitura mais 5 minutinhos.

Como descobrir dados de uma empresa pelo CNPJ?

O primeiro passo que uma empresa precisa dar é saber se o número fornecido do CNPJ pelo potencial parceiro comercial é realmente válido, e se ele está correto.

Nesse sentido, você terá que entrar na página de consulta de CNPJ da Receita Federal, e informar o número que o parceiro comercial te passou. Feito isso, basta então clicar em “Consultar” para obter mais dados.

Assim que você clicar em “Consultar”, todos os dados públicos acerca daquele CNPJ serão disponibilizados. Uma vez com esses dados, é possível começar a busca por novas informações sobre a empresa em questão.

Como é possível descobrir o CNAE de uma organização pelo CNPJ?

Um dado que é importante pesquisar é o CNAE, até porque é preciso preencher corretamente essa informação no momento de emitir uma Nota Fiscal.

O CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, sendo ele um código usado pelas empresas com o objetivo de identificar as atividades econômicas exercidas por elas.

Nesse caso, é possível saber se o CNAE da empresa corresponde a uma atividade que realmente faça sentido promover uma parceria.

Através dessa informação, dá para saber, por exemplo, a quantidade de profissionais da empresa envolvidos no SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Essa informação está disponível na quarta linha do documento da Receita Federal, onde está escrito “Código e Descrição da Atividade Econômica Principal”.

Como faz para consultar os sócios da empresa?

Um outro dado pertinente que você precisa ter é em relação aos sócios da empresa. Inclusive, essa é uma informação muito importante para evitar riscos reputacionais e de compliance para o seu negócio.

Empresas que adotam Compliance passam por uma avaliação mais específica não só de fornecedor, mas de todos os parceiros comerciais relacionados. A intenção é identificar problemas de corrupção, sanções e crimes que possam ocorrer.

Sendo assim, além do CNPJ, é possível consultar o CPF dos sócios da empresa. Para isso, basta carregar as informações iniciais e depois deslizar a tela para baixo até encontrar a opção “Consultar QSA”.

Ao clicar nessa alternativa você será encaminhado para uma segunda página. Nela serão informados não só quem são os sócios da empresa como também a porcentagem que cada um possui dentro do negócio.

No entanto, é preciso destacar que apesar das informações estarem disponíveis na página da Receita Federal, não é possível saber se há dívidas vencidas no nome dos sócios. Para isso é preciso fazer uma outra consulta nos birôs de crédito.

Quais dados são possíveis consultar no site da Receita Federal?

No site da Receita Federal é possível fazer consultas sobre diversos dados de uma empresa por meio do preenchimento do CNPJ, sendo que os principais são:

  • abertura da empresa;
  • razão Social;
  • nome fantasia do estabelecimento;
  • código e descrição da Natureza Jurídica;
  • tamanho da empresa;
  • situação cadastral;
  • endereço do estabelecimento;
  • e-mail;
  • telefone.

Através de alguns dados é possível descobrir outras informações, como no caso, a idoneidade da empresa, por exemplo.

Como faz para consultar certidões negativas da empresa?

Uma outra consulta importante que precisa ser feita são as certidões negativas da empresa que são documentos que confirmam que ela não possui pendências financeiras ou processuais com o Estado. Dentre as principais estão:

  • Certidão de regularidade fiscal municipal;
  • Certidão de regularidade fiscal estadual;
  • Certidão negativa de débito trabalhista;
  • Certidão de regularidade com relação ao FGTS;
  • Certidão da Receita Federal.

A Certidão de regularidade fiscal municipal serve para ver se a organização possui alguma pendência com o município, ao passo que a certidão de regularidade fiscal estadual compreende as pendências estaduais na Secretaria Estadual da Fazenda.

Em ambos os casos, a validade da certidão é de 30 a 180 dias a partir da data da emissão, dependendo da cidade e do Estado em que foi emitida.

Já a Certidão Negativa de Débito Trabalhista (CNDT) é obrigatória para empresas que querem participar de licitações públicas, e possui uma validade de 180 dias. Ela é emitida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A Certidão de Regularidade com relação ao FGTS é essencial para que uma empresa possa ter parceria com órgãos da Administração Pública, sendo ela emitida pela Caixa Econômica Federal, e com validade de 30 dias a partir da sua emissão.

Por fim, a Certidão da Receita Federal informa todos os débitos fiscais da empresa, informando se ela está em dia com suas obrigações. O prazo de validade desta certidão é de 180 dias.

Automatização da pesquisa de empresas pelo CNPJ

Para empresas que estão querendo criar um sistema de governança, ou até mesmo agilizar o processo de consultas de CNPJ, há a possibilidade de automatizar o processo de consulta.

Essa é uma forma de organizar o sistema, obtendo resultados mais rapidamente. Afinal, conforme visto, cada uma das certidões acima descritas é consultada em um órgão diferente.

Já ao fazer a automatização você consegue obter todas as informações necessárias de maneira muito mais dinâmica, sem a necessidade de perder um grande tempo. Para empresas em expansão, essa é uma excelente ferramenta.

E uma solução disponível no mercado são os APIs oferecidos pela NFE.io que disponibiliza toda uma biblioteca de documentação de API para que seja feita de maneira rápida a consulta do CNPJ e diversos outros bancos de dados. Vale a pena conhecer!Este artigo foi escrito por Gabriel Marquez, empreendedor e fundador da NFe.io, sistema de emissão e consulta de nota fiscal.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 3 =