4 riscos de fazer um clareamento dental caseiro

Muitas pessoas procuram realizar um clareamento dental caseiro para garantir um sorriso bonito e branco de uma maneira acessível. Entretanto, o que poucos sabem é que existem alguns riscos de realizar esse procedimento em casa. 

Um sorriso bonito é uma prioridade para a maioria das pessoas. Afinal, é considerado um cartão de visitas. Além disso, quanto mais radiante ele for, maior a autoestima e a confiança dos indivíduos. 

Com tudo isso, existem diversos procedimentos que podem ser feitos para garantir um sorriso bonito, como é o caso de uma lente de contato para dentes ou um clareamento. 

No geral, o clareamento é um dos procedimentos mais procurados porque ele pode proporcionar um sorriso branco e restaurar os dentes que estão amarelados ou manchados. 

Dentro dessa procura, é muito comum que as pessoas optem por um clareamento caseiro por ser algo mais acessível que o feito em uma clínica. Porém, esse procedimento feito em casa pode gerar diversos riscos para a saúde bucal. 

Desse modo, caso queira entender como funciona o clareamento dental caseiro e quais são seus riscos para a saúde bucal, continue a leitura. 

O que é o clareamento dental caseiro? 

Antes de mais nada, é preciso entender um pouco mais sobre o clareamento. Em suma, é um procedimento que tem como objetivo restaurar os dentes manchados ou amarelados, por algum motivo, assim como a saúde bucal. 

Alguns alimentos considerados abrasivos, como é o caso do café ou sucos cítricos de laranja, limão, além de outros sabores podem causar um processo degenerativo que deixam os dentes desprotegidos e suscetíveis para ação dos microrganismos. 

Dentre as consequências que isso pode causar na saúde bucal de alguém está o desgaste do esmalte dentário que gera uma retirada. Nisso, os dentes costumam ficar amarelados ou manchados. 

Então, o clareamento dental tem como objetivo restaurar os dentes amarelados ou manchados. Feito a partir de alguns produtos com base de peróxido de hidrogênio, ele vai quebrando as camadas de pigmentos que causam as manchas. 

Porém, o clareamento de dente a laser é considerado algo mais caro e pouco acessível. Por conta disso, a maioria das pessoas procuram realizar um caseiro por ser considerado mais barato. 

Dessa maneira, existem diversas formas de realizar um clareamento dental caseiro, como por exemplo: 

  • Bicarbonato;
  • Moldeira; 
  • Pastas de dentes;
  • Banana. 

Com tudo isso, entenda mais sobre cada um desses tipos de clareamentos caseiros para uma compreensão maior acerca disso. 

Entretanto, vale ressaltar, antes de mais nada, que qualquer um desses tipos devem ser feitos por meio da supervisão de um profissional dentista especializado. 

  1. Bicarbonato

O bicarbonato é um produto caseiro e é muito comum de ser utilizado com o objetivo de limpeza e até mesmo para gastronomia, no preparo de alguns alimentos. 

A utilização do bicarbonato para o clareamento dos dentes funciona da seguinte forma: As partículas desse produto se aderem aos elementos dentários e com isso, ocorre uma neutralização que retira as placas, tirando o amarelado e as manchas dele. 

  1. Moldeira 

O clareamento dental com moldeira é um dos procedimentos mais comuns quando se trata sobre esse tratamento feito de forma caseira. 

Então, com isso, o procedimento é feito com o uso de moldeira, que costuma ser comprada em lojas de produtos odontológicos e um gel clareador. 

Portanto, essa moldeira é ajustada de acordo com o tamanho da arcada dentária de algum indivíduo. Assim, é usado um gel para tirar as manchas e as impurezas dos dentes. 

Para o uso desse tratamento, é preciso aplicar o gel e a moldeira no período da noite, com o produto agindo por alguns minutos. Depois, é preciso retirar ele e realizar uma escovação completa com um creme dental com flúor. 

  1. Pastas de dentes

Existem diversos tipos de pastas de dente que prometem realizar um clareamento dental caseiro, tirando todas as manchas e amarelados. Tudo isso por conta de alguns produtos utilizados dentro da fórmula nesses cremes. 

Entretanto, diversos dentistas indicam e falam sobre como essas pastas não geram resultados muito satisfatórios e muito menos eficientes. 

  1. Banana

Esse é um dos procedimentos menos conhecidos dentre os caseiros é o uso da banana para o clareamento dentário. O processo ocorre quando se aplicam e esfregam essas frutas sobre os dentes. Com isso, ocorre uma abrasão e retira as placas que estão amareladas

Vale ressaltar que para qualquer procedimento caseiro ter algum tipo de sucesso, é preciso ser feito com o acompanhamento e a supervisão de um profissional dentista, podendo ser até mesmo um que aplique uma lente de contato pros dentes

Somente dessa maneira, será possível ter algum tipo de clareamento dental bem-sucedido de algum modo. Entretanto, é preciso ressaltar que existem diversos riscos de realizar ele em casa. 

Quais os riscos de um clareamento caseiro sem acompanhamento de um profissional?

O clareamento dental caseiro, além de um procedimento que deve ser obrigatoriamente feito por um profissional especializado, é preciso também saber que existem diversos riscos de realizar um tratamento como esse em casa. 

Desse modo, veja todos os riscos de realizar um clareamento caseiro, principalmente sem o acompanhamento de um profissional: 

  • Dor e sensibilidade;
  • Comprometer a gengiva;
  • Manchas;
  • Pulpite. 

Portanto, entenda mais sobre cada um desses perigos de realizar um clareamento caseiro sem o auxílio de um profissional. 

  1. Dor e sensibilidade

Alguns produtos utilizados em um procedimento de clareamento caseiro, ainda mais se consumido em uma quantidade elevada, podem causar uma forte dor e sensibilidade nos dentes. 

Além disso, o clareamento a laser também pode gerar uma sensibilidade nos dentes por conta do laser que é utilizado. 

  1. Comprometer a gengiva

Apesar do foco do clareamento ser os dentes, com esse procedimento feito em casa, é possível afetar a gengiva também. Isso porque, os produtos utilizados também podem fazer mal para o tecido gengival. 

Afinal, os produtos usados podem causar um sangramento gengival, descamação e uma irritação dentro do tecido gengival. 

  1. Manchas

O principal objetivo do clareamento é eliminar as manchas. Então, só de pensar que se fizer esse procedimento em casa pode causar diversas delas, é algo que chega a ser inacreditável. 

Portanto, se os produtos utilizados não forem o ideal ou até mesmo os métodos não sejam corretos é capaz do procedimento ter um efeito contrário e causar algumas manchas. 

  1. Pulpite

A pulpite é uma inflamação da polpa dentária e é considerado um dos piores riscos de um clareamento dentário em casa feito de forma inadequada. 

Desse modo, se esse clareamento for feito de forma errada, existem chances de que na polpa, os nervos estejam presentes e os vasos sanguíneos, gerando uma inflamação e intensa dor. 

Com tudo isso, é fundamental estar sempre frequentando uma clínica de dentista para que os profissionais possam te indicar e supervisionar durante todo o processo do clareamento. 

Afinal, a única maneira de ter esse tratamento bem-sucedido é sob a orientação de um dentista.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *