Conheça os principais mitos e verdades sobre os dentes

O cuidado com os dentes é algo indispensável para quem quer ter uma boa qualidade de vida. Isso porque, além de ter um papel fundamental na nossa alimentação, eles também são responsáveis pela manutenção da autoestima e portanto da saúde mental. 

Entretanto, apesar do sorriso ser considerado o cartão postal das pessoas, poucas delas conhecem sobre as peculiaridades bucal ou formas de fazer a manutenção da saúde da boca ou quais os cuidados necessários que devem ser tomados.

Dessa forma, apesar de existirem facilidades para o tratamento dos dentes, como um plano odontológico para mei, muitas pessoas nunca passaram em um dentista ou fizeram a avaliação com um profissional sobre a saúde bucal. 

Desse modo, tendo esse cenário em vista, confira tudo o que você precisa saber sobre os dentes, bem como formas de cuidar, o que evitar e quais os benefícios da manutenção da saúde bucal para que mantenha um sorriso estonteante para o resto de sua vida.

Por que é importante conhecer mais sobre os dentes?

Conhecer o funcionamento da boca, assim como a anatomia dos dentes é fundamental. Isso porque, através desses conhecimentos, é possível entender possíveis sintomas e sinais sobre qualquer anomalia para então tomar as devidas ações necessárias. 

Além de saber identificar problemas ou sintomas anormais no funcionamento dos tecidos bucais, conhecer a dinâmica da boca faz com que seja possível cuidar melhor de seus dentes, como por exemplo fazer a escovação da forma correta ou escolher a melhor escova.

Em suma, é possível concluir que quanto mais conhecimento você tiver sobre os seus dentes e sua saúde bucal, melhor será possível cuidar dela de modo a manter eles bonitos e fortes até quando vier a velhice, o que é algo super possível, principalmente para pacientes que fazer o uso adequado de um plano dental empresarial.

Mitos e verdades mais comentadas sobre os dentes

Uma vez que foi possível compreender como é importante entender e saber mais sobre a saúde bucal e como funciona toda a dinâmica anatômica dos dentes. 

Então, confira alguns mitos que são comuns e saiba de uma vez por todas a verdade sobre eles.

  1. É preciso usar uma grande quantidade de creme dental?

Colocar mais creme dental na escova não vai causar nada além de desperdício. Em suma, mais ou menos pasta não vai aumentar a eficiência da escovação. 

Além disso, quanto mais pasta for usada, mais espuma será gerada e com isso, vem o risco de engolir ela, questão que pode dar fluorose no paciente e causar manchas nos dentes. 

  1. Ir dormir sem escovar os dentes faz mal?

É preciso escovar os dentes após todas as refeições e antes de ir dormir. 

Isso porque, como o sono é um período longo, caso vá dormir com restos de alimentos presos aos dentes, há maior probabilidade de desenvolvimento de bactérias e portanto de problemas dentais, como: 

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Tártaro;
  • Placas bacterianas;
  • Doenças periodontais. 

Apesar da maioria dessas doenças serem tratadas facilmente através de um plano dental para empresa, os sintomas e consequências gerados podem levar o paciente a perder o dente por queda ou extração. 

  1. O bicarbonato de sódio clareia os dentes?

Esse é um mito comum. Apesar de existirem clareamentos caseiros que funcionam, o uso do bicarbonato de sódio não é um deles, pelo contrário. 

O uso dessa substância pode fazer mal à saúde bucal, uma vez que ela é abrasiva e pode provocar o desgaste no esmalte dos dentes e causar sensibilidade. 

Em resumo, há sempre a opção de buscar por um plano odontológico para cnpj, agendar uma consulta com um dentista e solicitar pelo clareamento em um consultório que pode dar resultados mais rápidos. 

  1. É preciso trocar as escovas de dente a cada três meses?

Verdade! Isso porque, após três meses de uso, as escovas perdem o seu poder de limpeza e acabam não fazendo o seu papel da forma correta. 

Desse modo, é imprescindível fazer a troca desse objeto tão importante a cada 90 dias. 

  1. O fio dental machuca a gengiva

Por último, mas não menos importante, esse é um mito perigoso. Isso porque, o uso do fio dental é fundamental para preservar a gengiva, uma vez que a escova não consegue limpar os espaços entre ela e os dentes, tornando o seu uso essencial.

Em resumo, a falta do uso do fio dental pode causar gengivite que nada mais é do que a inflamação das gengivas devido a atividade de bactérias e microrganismos. 

De modo geral, caso suspeite que possa ter gengivite, procure se consultar com um dentista, podendo até mesmo utilizar os benefícios plano odontológico empresas.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 2 =