Como fazer gestão financeira: os melhores cursos para 2022

Se você quer aprender como fazer gestão financeira chegou ao lugar certo. Neste artigo, organizamos uma lista com seis cursos que existem hoje para aquelas pessoas que buscam se especializar e atender às demandas do mercado de trabalho. 

Entretanto, antes de falarmos dos cursos de gestão, o empreendedor precisa entender o que realmente significa e qual a importância de um bom controle financeiro.

A importância da gestão financeira para os empreendedores 

Dentro do manual do empreendedor, quando se fala sobre o que é gestão financeira é preciso pensar em 3 pilares fundamentais:

  • planejamento, 
  • análise,
  • controle das atividades financeiras.

A partir disso podemos falar que a gestão busca potencializar os ganhos financeiros dentro da empresa maximizando os resultados desses 3 pilares.

Aprender como fazer gestão financeira saudável inclui planejar ações necessárias para melhorar os resultados através de um planejamento consistente que utiliza os recursos da organização da melhor maneira, em busca de maiores retornos sobre investimento.

Agora que apresentamos o que é e quais os benefícios da gestão financeira dentro de uma empresa, chegou a hora de apresentarmos alguns dos cursos de gestão financeira que vão te capacitar para realizar esse tipo de atividade, afinal, entre as características de uma empreendedor está o desejo contínuo de aprender e evoluir.

Como fazer gestão financeira: 3 cursos para colocar no currículo

1. Graduação Online Tecnológica em Gestão Financeira- FGV

O primeiro curso que vamos falar é um curso superior oferecido pela Fundação Getúlio Vargas, através do formato EAD (ensino a distância). Ao concluir o curso você sai com um diploma e com o direito ao registro no Conselho Regional de Administração.

O curso é considerado um curso superior e possui duração de 2 anos dividido em 8 trimestres, nos quais são oferecidos conteúdos como:

  • Fundamentos da administração 
  • Empreendedorismo 
  • Gestão de pessoas e liderança 
  • Gestão de projetos 
  • Fundamentos da economia 
  • Estratégias de Marketing  

Vale a pena conferir mais sobre o curso desta renomada instituição de ensino, pois esta pode ser a opção ideal para você que deseja aprofundar mais seu conhecimento sobre como fazer gestão financeira.

2. Curso de Finanças Básicas para Empreendedores Endeavor

Mudando totalmente de modelo de curso, já que a opção anterior era de um curso superior de longa duração, agora vamos falar sobre um curso que pode ser feito em um dia. O curso da Endeavor tem duração de 4 horas de vídeo aulas

Voltado para empreendedores iniciantes, este curso de gestão financeira busca compartilhar noções básicas sobre o assunto. O foco das aulas é atender ao empresário que está tendo o primeiro contato com a necessidade de realizar controle financeiro e deseja entender os conceitos básicos da área.

Neste curso serão abordados temas como: 

  • fluxo de caixa,
  • projeções financeiras,
  • Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) e mais. 

Seguindo a mesma ideia, a Endeavor oferece vários outros cursos de gestão financeira que podem auxiliar na formação de um profissional.

3. Planejamento Estratégico para Empreendedores Endeavor 

Com duração de 3 horas, este curso é mais um curso da Endeavor que busca ajudar os empresários iniciantes Neste caso, o foco é naqueles que têm dificuldade na hora de definir a estratégia de sua empresa para trazer ganhos e lucros desejados.

Neste curso, a ideia é que você aprenda o básico sobre: 

  • metodologias e etapas do planejamento,
  • entender os modelos de gestão para execução,
  • conhecer os plano de ações, 
  • criar metas,
  • conhecer os indicadores,
  • entender o papel do empreendedor. 

Cursos de gestão financeira do Sebrae 100% gratuitos

Chegou a hora de falarmos dos cursos 100% gratuitos, oferecidos pelo Sebrae, que aparecem como ótimas opções para quem está buscando se especializar sobre gestão financeira dentro das empresas. 

O Sebrae tem como objetivo auxiliar e qualificar os pequenos empresários brasileiros e a partir disso oferece cursos para quem deseja buscar essa especialização. 

Separamos 3 cursos de gestão financeira para falarmos um pouco mais sobre eles::  

  • Gestão financeira 
  • Educação financeira empresarial
  • Estratégia financeira para o crescimento

Gestão financeira 

Com o objetivo de possibilitar que o empresário realize a análise e o controle financeiro de sua empresa o curso possui uma duração de 3 horas divididas em 4 módulos:

  1. Importância da gestão financeira
  2. Fluxo de caixa
  3. Controlando o giro de caixa
  4. Controle e análise de estoques

A partir da realização deste curso  a ideia é que os resultados sejam cada vez mais positivos, tomando decisões cada vez mais produtivas e assertivas para sua empresa. 

Educação financeira empresarial

Dando sequência aos cursos de gestão financeira oferecidos pelo Sebrae, outro módulo fundamental para você se tornar cada vez mais profissional dentro da empresa e, consequentemente, elevar os ganhos é o de Educação Financeira empresarial.

Este curso possui uma carga horária de 2 horas e é dividido em 4 módulos

  1. Avaliação econômico-financeira
  2. Riscos e custo do dinheiro
  3. Produtos e serviços bancários para endividamento e investimento
  4. Negociando com o gerente da instituição financeira

 Nele você terá acesso a noções básicas de como investir da melhor maneira para lucrar, como evitar endividamentos e como negociar possíveis dívidas. Além disso você aprenderá sobre: 

  • sistema financeiro, 
  • componentes de risco, 
  • tipos de produtos 
  • serviços bancários, 

Estratégia financeira para o crescimento

Fechando nossa lista de cursos de gestão financeira oferecidos pelo Sebrae vamos falar sobre o curso que busca fomentar e possibilitar o crescimento de sua empresa.

Neste curso você vai aprender a elaborar um plano de crescimento e desenvolvimento sólido. Para isso é fundamental entender quais os pontos positivos e negativos e saber utilizá-los ao seu favor da melhor forma possível. 

O curso de Estratégia Financeira para o Crescimento possui 2 horas de duração e é dividido em 6 módulos

  1. Introdução do Curso
  2. Análise atual do DRE
  3. Análise atual do Balanço Patrimonial
  4. Construção do DRE Projetado
  5. Construção do Balanço Projetado e Necessidade de Capital
  6. Alternativas para adquirir este capital 

Com esses cursos você vai aprender como fazer a gestão financeira do seu negócio, de maneira eficiente. Escolha os que melhor se adequarem a sua necessidade de mãos na massa.Este artigo foi escrito pelo portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez − 2 =