Como escolher janela francesa? – Confira várias dicas de materiais e aberturas
Como escolher janela francesa? A janela francesa é uma janela com alto desempenho técnico, muitas vezes caracterizada por um design inovador e sistemas de abertura com economia de espaço ou retráteis.
Também está disponível em uma ampla gama de modelos, feitos com diferentes materiais para oferecer soluções adequadas a todos os gostos e preferências.
- Leia também: Como assentar uma janela de tijolo de vidro?
Mas como escolher o produto mais seguro e adequado para sua casa? Para uma decisão correta é essencial conhecer os vários tipos e as suas características técnicas, que dependem de vários fatores. Leia com a gente e confira dicas de como escolher janela francesa, vamos lá!
Como escolher janela francesa: madeira, alumínio ou PVC?
Um dos fatores de maior impacto do ponto de vista estético é o material com que é feita a janela.
Os principais materiais utilizados são a madeira clássica, o alumínio moderno e o PVC econômico, podendo encontrá-los puros ou em combinações que permitem explorar as vantagens de dois materiais diferentes.
Em todos os casos, agora é possível escolher entre diferentes cores e acabamentos, portanto, do ponto de vista estético, será simples combinar a janela com o móvel ou o exterior da casa, seguindo o estilo do interior ou gostos pessoais.
Veja os detalhes destes diferentes materiais:
Janela francesa de madeira
Os modelos de janelas francesas de madeira garantem alto isolamento térmico e acústico, uma aparência estética elegante e são janelas bastante duráveis e robustas. Por outro lado, as janelas francesas de madeira são mais delicadas que o alumínio e o PVC, também exigem manutenção constante e têm um preço consideravelmente mais alto.
Janela de alumínio
Este material permite adquirir uma janela com design moderno, baixo peso em relação à madeira e preço competitivo.
As janelas de alumínio também são versáteis, pois se prestam a qualquer tipo de personalização, além de quase não exigirem manutenção. Por outro lado, são menos resistentes que a madeira, com menor propriedade de isolamento térmico.
Janela francesa em PVC
O PVC é um material fácil de limpar, barato e leve, com boa resistência estrutural e excelente custo-benefício.
Em comparação com as janelas de madeira ou alumínio, as janelas francesas de PVC são menos agradáveis esteticamente e, quando expostas à luz solar, podem descolorir com o tempo. A única cor que resiste a ação do tempo é o branco.
Nossa dica de como escolher janela francesa
Uma excelente solução pode ser uma sacada em PVC ou alumínio por fora e de madeira por dentro. Esta combinação irá lhe garantir uma janela com elevado desempenho energético, muito resistente às intempéries e que não requer manutenção particular, ao mesmo tempo que explora o calor e a estética refinada da madeira dentro de casa.
Em geral, o PVC é recomendado para locais com temperaturas extremas, pois garante melhor eficiência tanto em climas muito frios quanto em altas temperaturas.
Tipo de abertura
Como escolher janela francesa? O tipo de abertura deve ser escolhido em função do espaço disponível e do efeito a ser obtido.
É possível optar por uma clássica janela batente ou por uma janela de correr, modelo que reduz as dimensões totais pela sua grande praticidade e funcionalidade, preferível em residências de pequeno porte, e também permite maior luminosidade interna.
Os preços de uma janela francesa de correr são geralmente mais altos e variam de acordo com o tamanho do vidro.
Outra solução extremamente interessante é a janela sanfonada (também conhecida como veneziana ou janela 2 folhas), quando as janelas se abrem deslizando em uma guia e se posicionando em um assento lateral.
Assim, garantindo a máxima otimização do espaço e um efeito estético de continuidade para integrar o exterior com o interior da casa. Como alternativa, é possível optar por uma janela francesa em arco, modelo de janela conhecido pela moldura em arco.
Esta solução é adequada para casas históricas e casas de estilo clássico, especialmente em divisões amplas. Elas exigem artesanato, por isso são particularmente caras, mas garantem um resultado estético excepcional.
Tipo de vidro
Outro aspecto fundamental na escolha de uma janela francesa é naturalmente o tipo de vidro, que deve garantir alto desempenho para o ambiente, tanto em termos de economia de energia quanto de isolamento acústico.
Existem diferentes tipos de vidro e a escolha deve ser feita de acordo com as suas necessidades e exigências. Veja:
Vidro simples
Tem a vantagem de ser mais barato que os outros tipos, porém tem uma dispersão de calor de cerca de 40%.
Vidro duplo
Existem diversas variantes no mercado, com modelos simples, duplo ou triplo. É composto por várias placas de vidro espaçadas por um ou mais espaços intermediários chamados de câmaras, que são preenchidos com base no produto de ar seco.
São tipos de vidro com custo mais elevado que o vidro simples, mas com excelente rendimento térmico, ideal para regiões mais frias como o Sul do país.
Vidros de baixa emissividade
São ideais em áreas com climas particularmente severos. Esse tipo de vidro tem a mesma estrutura do vidro duplo. No entanto, é revestido por uma película invisível e muito fina, que reduz a perda de calor retendo até 90% do calor interno.
Vidros fonoabsorventes
São vidros perfeitos para as janelas francesas de casas localizadas na cidade, especialmente se localizadas em áreas particularmente movimentadas ou localizadas perto de aeroportos e rodovias.
Este tipo de vidro tem um elevado poder de insonorização e garante também elevados níveis de tranquilidade e excelente conforto habitacional.
Vidro absorvente
Também neste caso são tratados com revestimentos especiais. São ideais, novamente, em zonas muito frias. Este é um vidro que absorve o calor externo e impede que ele passe para dentro.
Este foi nosso guia sobre como escolher janela francesa. Esperamos ter ajudado na sua escolha. Caso ainda tenha dúvidas para escolher ou mesmo sobre a matéria, comente abaixo que responderemos. Até a próxima!