5 Dicas para viajar com crianças pequenas nas suas próximas férias
Logo mais começam as férias de verão, e muitas famílias já estão se preparando para viajar com os filhos pequenos. Viajar com crianças exige cuidados extras, mas com planejamento e uma pitada extra de bom humor, a experiência pode ser bem divertida.
Se é o seu caso e você pretende viajar com os seus filhos, confira as dicas do nosso guia!
1- Como escolher um bom destino para viajar com as crianças?
Você ainda não sabe qual é o destino ideal para viajar com os filhos? Não existe uma resposta certa, a não ser: aquele que você quiser! Se você gosta da Serra Gaúcha, coloque seu bebê em um carrinho e vá passear por Gramado e Canela!
Prefere Paris? Então saia com seu filho pequeno para um tour na Torre Eiffel. Ou então, prefere acampar? Não perca mais tempo. Separe uma barraca e considere ir a um camping protegido!
A vantagem de ter filhos pequenos é justamente essa. Enquanto eles não têm idade suficiente para fazer as próprias escolhas, é você quem decidirá o destino da próxima viagem!
2- Faça malas menores e mais práticas
Se você gosta de viajar, precisará aprender a fazer malas menores e mais práticas. Geralmente, pessoas que viajam com toda a família tendem a levar muito mais objetos na mala, como roupinhas, brinquedos, documentos, cadeirinha para carro, e tudo mais que o próprio adulto leva.
Existem alguns truques para montar uma mala menor, mas sem deixar itens importantes para trás. Por exemplo, você pode colocar todos os objetos em cima da sua cama, tirar a metade, e então avaliar o que você realmente precisará levar.
Outra dica é pensar exatamente em qual roupa você vai vestir em cada dia durante a sua viagem (neste caso, pode considerar que você vai repetir uma roupa). Ou então, você pode imaginar que a sua mala não chegou ao destino e você precisará fazer algumas compras emergenciais. Neste caso, o que realmente seria necessário?
3- Imprevistos acontecem – esteja preparado!
Em toda viagem podem acontecer imprevistos. Por isso, prepare-se! Seja uma viagem curta ou mais longa, seja uma viagem organizada por você mesmo ou por uma agência de viagens, tudo pode acontecer.
Você pode ter algum problema no hotel, pode chover, a mala pode ser extraviada, ou você pode precisar de cuidados médicos. Inclusive, esse é um dos principais motivos pelos quais você nunca deve viajar sem um seguro viagem. Você pode obter o seu clicando aqui.
Isso vai acontecer, mas o importante mesmo é que você esteja preparado. Nestes momentos, um adulto pode resolver o problema, enquanto outro distrai as crianças. Se os problemas forem mais sérios, aproveite para explicar às crianças o que está acontecendo para que elas não fiquem apreensivas posteriormente.
4- Comer também pode ser um programa legal
Quando viajamos sozinhos, podemos pular a refeição e comer qualquer coisa. Mas com os filhos, é importante separar um momento de qualidade para fazer as principais refeições do dia, como café da manhã, almoço e jantar.
Nem sempre precisa ser no carro, e nem sempre em um restaurante. Você pode levar alguns lanchinhos para comer durante o passeio, escolher uma lanchonete agradável, e, claro, visitar os restaurantes mais tradicionais do destino que está visitando.
Uma dica básica é começar o dia com um belo café da manhã. Comece com frutas, pães, waffles, sanduíches, ovo, cereais e bolos, além de sucos naturais de frutas. É só lembrar que a fome pode atrapalhar qualquer passeio, e as crianças geralmente são mais impacientes com isso.
5- Pressa de chegar?
Estamos sempre na correria. Sempre atrasados, sempre com pressa. Nem pense nisso nas suas próximas férias. Crianças nunca entendem esse conceito. Para elas, o tempo passa de forma diferente.
Por isso, procure sempre chegar com antecedência nos lugares, seja no aeroporto, estação de trem, rodoviária, no hotel, e, claro, nas próprias atrações que você pretende visitar. Você terá muito mais tempo para conversar e interagir com as crianças se não estiver com pressa para chegar em todos os lugares a todo tempo.
Aproveite cada momento da sua viagem, faça as coisas sem pressa, e garantimos que você terá uma experiência muito mais agradável com as crianças durante o passeio.
Por fim, não se esqueça que é fundamental estipular quanto dinheiro cada criança pode gastar durante o passeio para não estourar o seu orçamento. Inclusive, pode ser uma boa oportunidade para explicar melhor aos pequenos alguns conceitos de finanças.
Se você estiver viajando com mais de uma criança, é ainda mais importante manter esse controle para que nenhuma criança se sinta injustiçada. Isto é, no caso de uma ter mais dinheiro do que a outra para poder gastar. As crianças não vão entender isso!
Você já sabe para onde vai viajar nas próximas férias com as crianças? Deixe o seu comentário abaixo!