Qual o objetivo do livro dos médiuns na doutrina espírita?
Graças a livros, feito o livro ninguém é de ninguém, o conceito de mediunidade e a ação e manifestação dos espíritos entre os homens se difundiu na cultura popular brasileira. Atualmente, é difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar desse tipo de fenômeno.
Contudo, ainda há muita mistificação e confusão sobre o que de fato é a mediunidade. É necessário saber, no entanto, que existe uma obra deixada por Allan Kardec que visa tratar justamente desse assunto: o Livro dos Médiuns. Porém, muito mais do que apenas quebrar mistificações, esse livro tem um papel muito importante na doutrina espírita.
O que é o livro dos médiuns?
O Livro dos Médiuns, também chamado de Guia dos Médiuns e Evocadores, é uma obra escrita e publicada por Allan Kardec no ano de 1861. É o segundo de uma série de cinco livros considerados os pilares da doutrina espírita.
Diferente do primeiro livro, que era uma explicação acerca do funcionamento do mundo espiritual segundo as observações feitas por Kardec e pelas instruções concedidas pelos espíritos, o Livro dos Médiuns tem um aspecto mais científico, mostrando como se deve enxergar e lidar com os fenômenos paranormais.
Qual o objetivo do livro dos médiuns na doutrina espírita?
O objetivo do Livro dos Médiuns na doutrina espírita é ensinar os médiuns, ou quaisquer indivíduos que estejam passando por fenômenos paranormais, a lidar com a situação, e estudá-la de modo racional e objetivo.
O livro não contém rituais de evocação aos espíritos ou quaisquer coisas do tipo. O seu foco está em ensinar a como analisar os fenômenos que acontecem, categorizá-los, e mostrar como o médium deve se preparar para lidar com eles.
Kardec prezava muito pela saúde dos médiuns, uma vez que o contato constante com os espíritos pode acarretar certas condições psicológicas se não forem tomados os devidos cuidados.
Como é dividido o livro dos médiuns?
O Livro dos Médiuns é dividido em duas partes. Na primeira, há algumas explicações breves sobre o espiritismo, bem como uma defesa filosófica das ideias espíritas diante das muitas oposições que ela sofria na época, vindas de adeptos das religiões tidas como tradicionais.
Na segunda parte, o foco está nas manifestações espirituais. Kardec as categoriza, e ensina ao médium o que ele deve fazer antes, durante e após lidar com esses eventos. Ele também ensina o método adequado de se estudar esses fenômenos, e como averiguar se a comunicação e as informações passadas pelos espíritos são ou não verídicas.
Quais são os tipos de mediunidade?
Em seus estudos, Allan Kardec observou que são cinco os principais tipos de mediunidade, cada uma com suas características únicas e peculiaridades. Esses cinco tipos de mediunidade são:
- Mediunidade clarividente, que permite ao médium enxergar os espíritos;
- Mediunidade psicofônica, que faz com que o médium consiga ouvir a voz dos espíritos;
- Mediunidade psicográfica, que faz com que o espírito induza o médium a escrever;
- Mediunidade curativa, que permite que o médium realize curas consideradas milagrosas;
- Mediunidade telecinética, que faz com que o médium seja capaz de produzir efeitos físicos, como mover objetos.
No espiritismo, o tipo de mediunidade mais famoso é a mediunidade psicográfica, pois é por meio dela que obras feitas no livro Ninguém é de Ninguém surgem. No entanto, todas as mediunidades têm seu papel e sua função, tanto na sociedade quanto na vida do próprio médium.
Onde comprar o livro dos médiuns?
Você pode encontrar o Livro dos Médiuns, bem como diversas outras obras de Allan Kardec, na loja da Editora Dufaux, a melhor editora especializada na publicação e divulgação da doutrina espírita no Brasil.
A Editora Dufaux conta com livros tanto em formato físico quanto digital, para o seu maior conforto, além de contar com valores acessíveis e com um acervo gigante, que inclui livros como o livros dos médiuns na doutrina espírita, Ninguém é de Ninguém e muitas outras obras de renome. Acesse o site e aproveite!
Compreender os fenômenos espirituais de modo racional é importante para que não caiamos em falácias e mistificações criadas por charlatões. Para conseguir fazer isso efetivamente, se aprimorar intelectualmente é imprescindível, e é para te ajudar nessa tarefa que a Editora Dufaux publica livros que não apenas te darão conhecimento, mas mudarão a sua vida. Não deixe de conferir o site da editora!
Espero que o conteúdo sobre Qual o objetivo do livro dos médiuns na doutrina espírita? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano
Conteúdo exclusivo