MEI e E-CNPJ são a mesma coisa? Quais as diferenças?

Atualmente muitos decidem criar um e-CNPJ, certificado emitido pela Valid que é utilizado frequentemente para validar informações e proteger dados confidenciais – no entanto, o MEI também pode ser uma opção. Emitido exclusivamente pelo Governo Federal, ele permite que o novo microempreendedor abra a própria empresa. 

O MEI foi criado em 2008 e formalizou milhares de trabalhadores brasileiros que atuavam informalmente e não possuíam nenhum tipo de amparo. Todas as pessoas que querem atuar nesta área devem se cadastrar através do Portal do Empreendedor e fornecer todas as informações solicitadas.

O que é MEI e quais as suas vantagens?

O microempreendedor individual é aquele que atua como uma pequena empresa sem possuir um quadro societário. Com isso, o profissional tem a oportunidade de abrir o próprio negócio, ter redução de custos relacionados a tributos como o INSS, ISS e ICMS, além de realizar a emissão de nota fiscal quando necessário e ter direito de se aposentar por idade.

Todas as pessoas que são MEI também podem se aposentar por invalidez, receber auxílio-doença, salário maternidade, pensão por morte e ter mais praticidade de obter crédito. Ou seja, quem opta por ser microempreendedor tem os mesmos direitos daqueles que são contratados pelas empresas para exercer uma determinada função, como é o caso do CLT.

O que é E-CNPJ e qual a sua função?

O e-CNPJ é o cadastro de pessoa jurídica eletrônico que funciona como um certificado digital para autenticar a identidade do MEI. É muito comum que este tipo de documento seja utilizado para proteger determinadas informações e garantir que terceiros não as acessem.

Além disso, o uso do certificado permite que o profissional assine contratos, cadastre procurações, realize transações online, emita NFs e verifique dados restritivos sobre sistemas públicos. É possível também acompanhar processos tributários online, acessar o e-CAC e retificar o DARF, quando necessário.

MEI e E-CNPJ: qual a diferença?

O MEI é o microempreendedor individual que se caracteriza por uma pessoa ou empresa que possuem CNPJ e podem exercer diversas funções. Já o e-CNPJ é o certificado digital que serve para acessar informações de forma simples e rápida a partir de um computador.

Neste caso, é um documento que pode ser utilizado pelo profissional sempre que for necessário a fim de validar dados. O documento digital é emitido exclusivamente por uma autoridade certificadora, enquanto o MEI deve ser solicitado diretamente no site do governo.

Como obter o E-CNPJ para MEI?

A emissão do documento pode ser feita com a Valid, que realiza este procedimento de maneira prática e rápida. Com isso, você tem a oportunidade de proteger as suas informações e as acessar de onde estiver por meio de token ou cartão que contém as credenciais.

Com o e cnpj pronto para ser utilizado, você consegue entregar declarações como o DCTF, DIPJ, ECF, ECD e e-Social de forma segura e rápida. Inclusive, é possível também parcelar débitos como PJ através deste importante documento e validar as informações.

Como evitar fraudes ao solicitar o E-CNPJ?

É necessário sempre analisar tudo o que a certificadora oferece de diferente, quanto tempo está no mercado e observar os comentários de clientes anteriores. Assim, você tem toda a segurança que precisa para fazer a solicitação do documento e poder utilizar no dia a dia.

O ideal também é que você solicite o seu e-cnpj com a Valid Certificadora a fim de evitar possíveis problemas relacionados a fraudes. Deste modo, os seus dados se mantêm protegidos e só podem ser acessados através de um token inserido no computador.

Como a Valid pode ajudar o MEI a ter um E-CNPJ de forma segura?

Ajudamos o MEI a obter um e-cnpj A1 através da contratação diretamente feita por nosso site, em que você escolhe qual das opções mais combina com a sua necessidade. Ao digitar todas as informações solicitadas e efetuar a compra, agende a sua validação online.

Deste modo, é solicitado os documentos por WhatsApp para a equipe se encarregar de analisar as informações e fazer a liberação do certificado. Todo o procedimento é rápido e em instantes você já consegue usar o e-CNPJ para confirmar as informações que precisa.

Para realizar este procedimento, é necessário ter disponível o RG, passaporte ou CNH, registro comercial, ato constitutivo ou certidão simplificada. A partir disso, você adquire a sua certificação para se proteger e garantir que os seus dados não sejam acessados por desconhecidos!