Exemplos de comportamentos assediantes no trabalho

Para manter o ambiente de trabalho seguro e saudável para os colaboradores, é fundamental saber identificar o assédio moral exemplos, além de se tratar de um dos primeiros passos para combatê-lo e realizar denúncias. 

Atualmente, esse tipo de assédio vem sendo amplamente divulgado, principalmente por conta da Lei do Assédio Moral, que exige das empresas uma postura para combatê-lo. É fundamental entender mais sobre esse tipo de assédio, e a Contato Seguro está aqui para te ajudar com isso!

Saiba mais +

O que é assédio moral no trabalho?

Infelizmente, o assédio moral ainda é uma prática extremamente comum nos ambientes de trabalho. Esse é um tipo de violência psicológica realizado por meio de comportamentos abusivos com o objetivo de desestabilizar, humilhar e rebaixar o colaborador. 

São ataques feitos de forma intencional e que impactam de forma extremamente negativa na saúde mental da vítima. Esses comportamentos criam um ambiente tóxico, onde a vítima pode desenvolver ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.

Características do assédio moral no trabalho

Apesar de poder ser realizado de diversas formas diferentes, o assédio moral tem características que são comuns a todas essas formas. Dentre as características do assédio moral realizado no ambiente de trabalho, podemos destacar:

  • Intenção de desestabilizar a vítima;
  • Repetido de forma regular;
  • Feito de forma intencional;
  • Tom de ameaça e intimidação;
  • Atitudes de dominação e controle.

Essas são algumas características fáceis de serem reconhecidas no assédio moral. É preciso prestar atenção na atitude dos outros, normalmente de um superior, e, sempre que possível, guardar provas como áudios, prints e até mesmo vídeos.

Exemplos de comportamentos assediantes no trabalho

Apesar de entender o que é o assédio moral, os exemplos desses comportamentos podem auxiliar a vítima a identificá-los com mais facilidade, até mesmo para que a denúncia seja realizada de forma efetiva e o colaborador esteja resguardado corretamente pela lei. Confira assédio moral exemplos:

Comportamentos verbais

O assédio moral verbal é o mais praticado, mas por normalmente começar de maneira sutil, pode ser o mais difícil de ser identificado. Alguns exemplos desse tipo de assédio são: críticas constantes e injustificadas, ameaças veladas, piadas de mau gosto e comentários humilhantes e desrespeitosos. 

Comportamentos não verbais

Normalmente, após os comportamentos verbais, o assédio pode evoluir para atitudes não verbais, ou elas já podem acontecer junto com os comportamentos verbais. Dentre os exemplos de comportamento não verbais que configuram assédio moral, podemos destacar a atribuição de metas inalcançáveis, ignorar ou desconsiderar opiniões, olhar de desdém e até mesmo adotar uma postura agressiva.

Comportamentos físicos

Já os comportamentos físicos costumam ser o último nível, quando o colaborador já identificou que está sendo vítima de assédio moral ou é o estopim para que alguma atitude seja tomada. Nesse caso, podem estar envolvidos exclusão de reuniões e confraternizações da empresa, toques não desejados - como tapinhas no ombro, desrespeito do espaço físico do colaborador - e até mesmo ameaças de agressões físicas.

Como identificar o assédio moral no trabalho?

Mesmo com o assédio moral exemplos, algumas pessoas podem estar em uma situação de saúde mental e autoestima tão prejudicadas, que se torna mais difícil identificar e tomar atitudes sobre a situação. 

Mas algumas dicas podem te auxiliar a identificá-lo, como perceber se a situação foi esporádica ou se vem acontecendo com frequência, se as atitudes acontecem em público, com a intenção de expor e constranger, se acontece com todos da equipe ou se é pessoal.

A Lei de Assédio Moral no Trabalho (Lei nº 12.997/2014)

Essa foi uma lei sancionada em 2014, com o objetivo de estabelecer diretrizes e medidas para prevenir e combater esse tipo de assédio. A lei define o que é assédio moral, as responsabilidades do empregador, procedimentos de denúncia, e também garante a proteção ao trabalhador que realizar a denúncia. 

Como combater o assédio moral no trabalho?

Apesar de a lei ter sido um grande avanço quando falamos nesse tipo de assédio, ainda dependemos de uma abordagem multifacetada que envolve principalmente o papel da empresa nesse combate, com a conscientização dos seus colaboradores e a implementação de políticas claras sobre o tema. 

Essa é uma das vantagens de ter um canal para denuncias: os colaboradores terão um ambiente seguro e 100% confidencial para realizar as denúncias não apenas de assédio moral, mas de diversos outros problemas. Conte com a Contato Seguro para implementar um canal de denúncias seguro e efetivo, com excelentes benefícios para a sua empresa e seus colaboradores.

Espero que o conteúdo sobre Exemplos de comportamentos assediantes no trabalho tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano

Conteúdo exclusivo